O Galpão

Galpão do Circo

 

O Galpão do Circo é voltado ao ensino, pesquisa e desenvolvimento pedagógico das artes circenses. Criado em 1997, e desde então dirigido por Alex Marinho, é uma das escolas de circo mais bem equipadas do Brasil. Hoje, cerca de 360 alunos estão inscritos em seus cursos regulares para crianças, adolescentes, jovens e adultos, destinados tanto a profissionais da área, quanto a quem deseja praticar o circo como uma atividade de lazer aliada à arte.

Além dos cursos regulares, que acontecem ao longo do ano, a escola também oferece cursos de férias em julho e janeiro.

Durante o ano também acontecem várias apresentações na escola – são os Cabarés, onde alunos e profissionais do circo mostram ao público seus números. Os espetáculos usualmente têm entrada franca.

Nos finais de semana, o espaço transforma-se para a Aula-Festa, onde as crianças comemoram o aniversário com ludicidade e aprendizado de modalidades circenses, divertindo-se num circuito acrobático.

A escola mantém uma equipe de parceiros/professores integrada por profissionais do circo e de arte-educação.

O Galpão do Circo também está envolvido em projetos socioculturais que acontecem dentro de suas dependências.

As atividades do Galpão do Circo buscam divulgar e valorizar a arte circense, entendendo-a como manifestação fundamental entre as que constituem a identidade cultural brasileira.

 

 

Conhecendo o espaço da escola

 

O Galpão do Circo está instalado num prédio de três andares e subsolo, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo (localização).

Quem chega, logo desce um lance de escadas. Em seguida, à direita encontra a entrada para o Galpão. É lá que acontecem as aulas regulares, as apresentações das turmas ao longo do ano e a Aula-Festa – o espaço é multiuso e adaptado conforme o evento.

Durante as aulas você verá por lá muitos colchões, trapézios, tecidos, camas elásticas e outros aparelhos específicos de circo. Nas apresentações, o Galpão ganha arquibancadas e um espaço cênico, com luz e som apropriados. No local também há dois banheiros, além de uma sala que abriga o atelier do curso Aventuras Acrobáticas do Baú Encantado e também transforma-se em camarim, nos dias de apresentações.

Seguindo em frente pelo corredor de entrada chega-se a um novo lance de escadas. Subindo para o primeiro andar, você encontra a secretaria do Galpão do Circo e mais quatro banheiros (dois com chuveiro). Mais um lance de escadas e há o Tablado, outra sala para aulas de circo, onde estão as pernas-de-pau e mais colchões, trapézios e tecidos. Subindo mais um andar chega-se no Terraço, onde acontecem as aulas de Capoeira e Palhaço, além de ensaios de números cênicos circenses. 

 

Horário de atendimento da secretaria do Galpão do Circo
De segunda a quinta-feira, das 8:30 às 21:00

11 3812 1676 . 3815 6147
secretaria@galpaodocirco.com.br

 

Rua Girassol, 323 . Vila Madalena . São Paulo (SP) . CEP 05433 000 | Telefones: (11) 3815 6147 . 3812 1676 . 99264 5818 | secretaria@galpaodocirco.com.br